quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

14º International Solving Contest (ISC) – domingo, dia 28/01/2018


TODO O MUNDO RESOLVENDO OS MESMOS PROBLEMAS!

14º International Solving Contest (ISC) – domingo, dia 28/01/2018

Clube de Xadrez Guanabara – Rio de Janeiro

A União Brasileira de Problemistas (UBP) convida os interessados em soluções de problemas de xadrez e aficionados de xadrez em geral a participarem, no dia 28 de janeiro próximo, do 14º International Solving Contest (ISC), a competição anual que congrega solucionistas de todo o mundo, realizada simultaneamente em dezenas de países. A seção brasileira será sediada no Clube de Xadrez Guanabara, à Avenida Churchil nº 109, sobreloja – Centro – Rio de Janeiro – RJ. O certame terá início às 8 horas da manhã em ponto (horário de Brasília), equivalente a 10 horas GMT.

Haverá três categorias: a competição da primeira categoria é para solucionistas experientes, válida para obter pontos no rating internacional computado pela Federação Mundial de Composições Enxadrísticas (WFCC). A segunda  categoria é composta de solucionistas iniciantes ou mais fracos; solucionistas detentores de rating superior a 1700 não podem participar dessa categoria. Por fim, a terceira categoria é restrita a jovens nascidos após 31.12.2004.

A competição da primeira categoria terá duas rodadas com seis problemas cada, isto é,  em cada rodada os solucionistas deverão resolver um problema de mate direto em dois lances (#2), um de mate direto em três (#3), um de mate direto em quatro ou mais lances (#n), um estudo ou final artístico (EG), um problema de mate ajudado (h#) e um de mate inverso (s#).

A competição da segunda categoria consistirá em duas rodadas com seis problemas cada, isto é, em cada rodada haverá dois #2, um #3, um #n, um estudo (EG), e um h# numa rodada, um s# na outra.

Já a competição da categoria juvenil consistirá em uma só rodada com seis problemas ortodoxos (isto é, não haverá h# e s#), sendo quatro #2, um #3 e um EG.

Para cada rodada, o tempo de solução será de duas horas.

O árbitro (controlador local) da seção Brasil será o problemista, Mestre FIDE de Composições Enxadrísticas, Ricardo Vieira, que receberá as inscrições (gratuitas) até o meio-dia da sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelo e-mail ricmatvieira@hotmail.com. É importante inscrever-se a tempo, para que o árbitro possa imprimir a quantidade de folhas necessária.

Para “aquecimento”, apresentamos o seguinte difícil problema de mate direto em três lances, proposto aos participantes do Campeonato Polonês de 2017. Se você não lograr resolvê-lo no tempo médio das competições internacionais (20 minutos, em se tratando de #3), não fique desestimulado. Vários grandes mestres não o conseguiram! Mas você tem uma chance se raciocinar como jogador prático, não como problemista: procure começar com um lance “natural”, “estético” ou não!

As brancas jogam e dão mate em 3 lances.

 

Um comentário:

  1. Aos que quiserem treinar, em meu blog já publiquei centenas de problemas, a maioria delas com resposta. Vocês podem conferir
    AQUI.

    Saudações enxadrísticas!
    PC

    ResponderExcluir